Clube Athletico Paulistano

Utilizamos uma das salas onde eles possuem computadores e jogos eletrônicos para o desenvolvimento de um projeto onde a tecnologia fosse usada de outra forma - A forma Mundo Maker.

O projeto desenvolvido foi o Pinball. Cada criança montou o seu do começo ao fim, com os materiais fornecidos pelo Mundo Maker podendo customizar da forma que achou melhor:  com cores, objetos, elementos feitos na cortadora laser e impressora 3D, e no fim cada um levou o seu para casa.

Além disso levamos a impressora 3D onde todas as crianças quiseram ver como funcionava. Virmos a alegria das crianças, e o mais legal foi observar o entusiamos dos pais com uma atividade como essa desenvolvida num sábado a tarde no clube.

Chamyto

Para Nestlé, fizemos uma ativação da Marca Chamyto utilizando a nova campanha que era "Descubra o lado genial do seu filho" e nada mais perfeito que a parceria Mundo Maker e Chamyto, já que a missão do Mundo Maker é despertar o lado empreendedor e criativo de cada um.

A atividade foi desenvolvida em 6 estações dentro do Shopping Eldorado durante os dias 2,3,4 e 5 (5ª a domingo) de fevereiro de 2017. 
Tivemos projetos direcionados a várias faixas de idade (entre 7 a 12 anos). 
Dentre os projetos foram desenvolvidos: 

  • Parque de Diversões - maquete de parque de diversões com vários “brinquedos” típicos (como roda gigante, chapéu mexicano, elevador, barco viking, carrossel, etc.) com movimentos mecanizados e motorizados.
  • Robule - boneco feito de bule de alumínio (cabeça) e tubos de PVC (corpo), onde os olhos, boca, sobrancelhas e pálpebras são articulados e ele falava com uma placa de arduino ligada ao computador.
  • Corrida Virtual - base de 80cm x 80cm colocada no chão formada de quatro quadrantes com sensores e setas indicativas onde as crianças comandam com os pés os movimentos dos personagens virtuais de uma corrida de obstáculos. Parecido com as famosas “dancing machines” de parques de diversões onde a pessoa comanda pisando em sensores as notas musicais do vídeo.
  • Pinball - é um jogo de mesa formado por uma caixa de madeira rasa e aberta em cima com duas alavancas comandadas por dois manetes laterais. Conforme acionamos as alavancas se mexem empurrando uma bolinha de gude que percorre o tabuleiro e atinge obstáculos.
  • Banda de Rock - bonecos de cerca de 25 cm de altura com articulações nos cotovelos, pescoço e ombros, fixos numa base de madeira em forma de caixa. Dentro desta caixa encontram-se motores com o sistema “biela manivela” que, através de hastes de arame movimentam os braços dos bonecos. (inspirado no trabalho de “mestre Molina”). A idéia é transformar estes bonecos em músicos de uma banda musical, de modo que os movimentos se adequem aos instrumentos escolhidos pelo grupo: guitarra, bateria, saxofone, etc.
  • Instrumentos Musicais - montagem de instrumentos musicais pré-fabricados como guitarra, saxofone, bateria, piano, etc.
  • Geração de Energia/Motor Elétrico - construção de gerador de energia elétrica e motor elétrico utilizando fio de cobre esmaltado, pilha e ímã. Esta montagem é muito simples e mostra a facilidade de compreensão dos conceitos científicos envolvidos.
  • Teatro Robótico - é uma caixa formada apenas pelas arestas com uma estrutura de hastes de madeira com guias, cabos e corrediças, onde pode-se criar movimentos de personagens e objetos pendurados por fios. A ideia é poder comandar os movimentos através do uso de motores e assim poder representar uma cena de teatro escolhida.

Todos os projetos trouxeram dentro de sua dinâmica muita mão na massa, desenvolvimento de habilidades motoras, proporcionaram a experimentação de softwares, dispositivos eletrônicos e programação. 

Nestlé

Para Nestlé, fizemos uma ativação da Marca Chamyto utilizando a nova campanha que era "Descubra o lado genial do seu filho" e nada mais perfeito que a parceria Mundo Maker e Chamyto, já que a missão do Mundo Maker é despertar o lado empreendedor e criativo de cada um.

  
A atividade foi desenvolvida em 6 estações dentro do Shopping Eldorado durante os dias 2,3,4 e 5 (5ª a domingo) de fevereiro de 2017. 
Tivemos projetos direcionados a várias faixas de idade (entre 7 a 12 anos). 
Dentre os projetos foram desenvolvidos: 

  • Parque de Diversões - maquete de parque de diversões com vários “brinquedos” típicos (como roda gigante, chapéu mexicano, elevador, barco viking, carrossel, etc.) com movimentos mecanizados e motorizados.
  • Robule - boneco feito de bule de alumínio (cabeça) e tubos de PVC (corpo), onde os olhos, boca, sobrancelhas e pálpebras são articulados e ele falava com uma placa de arduino ligada ao computador.
  • Corrida Virtual - base de 80cm x 80cm colocada no chão formada de quatro quadrantes com sensores e setas indicativas onde as crianças comandam com os pés os movimentos dos personagens virtuais de uma corrida de obstáculos. Parecido com as famosas “dancing machines” de parques de diversões onde a pessoa comanda pisando em sensores as notas musicais do vídeo.
  • Pinball - é um jogo de mesa formado por uma caixa de madeira rasa e aberta em cima com duas alavancas comandadas por dois manetes laterais. Conforme acionamos as alavancas se mexem empurrando uma bolinha de gude que percorre o tabuleiro e atinge obstáculos.
  • Banda de Rock - bonecos de cerca de 25 cm de altura com articulações nos cotovelos, pescoço e ombros, fixos numa base de madeira em forma de caixa. Dentro desta caixa encontram-se motores com o sistema “biela manivela” que, através de hastes de arame movimentam os braços dos bonecos. (inspirado no trabalho de “mestre Molina”). A idéia é transformar estes bonecos em músicos de uma banda musical, de modo que os movimentos se adequem aos instrumentos escolhidos pelo grupo: guitarra, bateria, saxofone, etc.
  • Instrumentos Musicais - montagem de instrumentos musicais pré-fabricados como guitarra, saxofone, bateria, piano, etc.
  • Geração de Energia/Motor Elétrico - construção de gerador de energia elétrica e motor elétrico utilizando fio de cobre esmaltado, pilha e ímã. Esta montagem é muito simples e mostra a facilidade de compreensão dos conceitos científicos envolvidos.
  • Teatro Robótico - é uma caixa formada apenas pelas arestas com uma estrutura de hastes de madeira com guias, cabos e corrediças, onde pode-se criar movimentos de personagens e objetos pendurados por fios. A ideia é poder comandar os movimentos através do uso de motores e assim poder representar uma cena de teatro escolhida.

Todos os projetos trouxeram dentro de sua dinâmica muita mão na massa, desenvolvimento de habilidades motoras, proporcionaram a experimentação de softwares, dispositivos eletrônicos e programação.