Fale ou escreva para nós

Matrículas abertas | Fale ou escreva para nós

Cursos

Curso Anual (MakerPITCH)

Descrição

Se você busca uma atividade para o seu filho alinhada com as habilidades necessárias para se transitar no século XXI, o MundoMaker oferece o programa anual makerP.I.T.C.H.
Os programas anuais do MundoMaker são desenvolvidos para crianças de 5 a 15 anos.

As aulas garantem projetos interdisciplinares que envolvem construção prática, engenharia, arte, design, eletrônica, programação e muito mais.

O curso irá instigar os alunos dessas atividades a sair da sua zona de conforto, expandindo os limites de sua criatividade para encontrar e criar soluções para possíveis problemas do mundo real.

PITCH: palavra de origem inglesa, de múltiplos significados. Lançar, arremessar, levantar, montar, colocar, fixar, cravar, acampar, arrumar, consertar, fazer.

PITCH é tudo isso e está sempre presente: no equilíbrio dos altos e baixos (música), no esporte (baseball pitcher), na forma rápida e assertiva de apresentar um assunto ou projeto (sales pitch), na física (eixo horizontal de um barco ou aeronave), na natureza, (piche, breu, resina viscosa derivada do petróleo), na arquitetura (roof pitch: o angulo do telhado), na tecnologia (dot pitches, pixel pitch), na elétrica (distância entre bits de um circuito paralelo), na robótica (medida entre o eixo de uma hélice e outra num propeler) e até no acampamento (pitching the tent é o processo de montar uma tenda).

E é nessa pegada multidisciplinar, que tem tudo a ver com a gente,  que apresentamos, em primeira mão para você, o novo curso anual do MundoMaker:

Programa makerP.I.T.C.H. | P.ROGRAMAÇÃO I.NOVAÇÃO, T.ECNOLOGIA, C.RIATIVIDADE E H.ABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

Tudo junto e misturado, pra transformar seu filho num maker de verdade: desenvolver habilidades em várias áreas diferentes, construir coisas únicas e aprender a se virar em qualquer situação!

O programa está dividido em 3 faixas etárias:

MAKER 1 (5 a 8 anos)

ROBÓTICA
– Circuitos elétricos
– Mecanismos com biela e manivela
– Correias e polias
– Motores elétricos
– Leds
– Makey-Makey
– Atuadores hidráulicos com seringas

PROGRAMAÇÃO e FABRICAÇÃO DIGITAL
– Lógica computacional com linguagem de blocos (Scratch)
– Minigames (Scratch)
– Programação de movimentos de mini-robô com instruções por código de cores (Ozobot)
– Introdução a Modelagem 2D e 3D (123 Design, Tinkercad, GouldLaser, RDWorks)
– Edição de vídeo (Estúdio Stop Motion)

MÃO NA MASSA
– Utilização de ferramentas manuais de oficina (como por exemplo: martelo alicate, chave de fenda, sargento, etc)
– Parafusadeira
– Serra meia esquadria
– Cola quente

MAKER 2 (9 a 11 anos)

ROBÓTICA
– Circuitos elétricos
– Sensores (ex.: LDR, micro switch, eletromecânicos, etc)
– Atuadores eletromecânicos
– Chave inversora de polaridade
– Engenharia Reversa
– Controle Remoto por fio
– Utilização de arduino e protoboard

PROGRAMAÇÃO e FABRICAÇÃO DIGITAL
– Captação e edição de sons – Audacity
– S4A (Snap for Arduino), Fritzing (para documentação de projetos na protoboard)
– Definição de parâmetros para impressão 3D  (CURA e XYZ>
– Tratamento de Imagem 2D e 3D (para cortadora laser, plotter de corte, impressora 3D)

MÃO NA MASSA
– Utilização de ferramentas manuais e elétricas de oficina
– Furadeira Vertical
– Solda
– Lixadeira
– Hot Stamp
– Plotter de corte
– Máquina de costura mecânica e costura manual

MAKER 3 (12 a 15 anos)

ROBÓTICA
– Circuitos Elétricos
– Projetos com arduino
– Construção de circuitos impressos com componentes eletrônicos e circuitos integrados.
– Utilização de placas arduino com sensores, servo motores e shield bluetooth, circuitos integrados

PROGRAMAÇÃO e FABRICAÇÃO DIGITAL
– Criação e modelagem de projetos em software 2D e 3D (para cortadora laser, plotter de vinil, máquina de costura digital e impressora 3D)
– Projetos de circuitos impressos (Easyeda, Eagle, Proteus (spice))
– Programação no IDE do arduino
– Construção de Apps para celular (App Inventor)
– Construção de Games em Unity

MÃO NA MASSA
– Utilização de ferramentas de precisão
– Paquímetro (analógico digital)
– Micro retifica Dremel (e acessórios como: guia vertical, chicote prolongador, tupia, compasso, fresa, etc.)
– Máquina de costura digital
– Serra tico-tico

O aprendizado destes conteúdos se dá através da prática da construção de projetos maker elaborados pela equipe pedagógica e tecnológica do MundoMaker

Cada faixa etária, por sua vez, está dividida em 3 níveis de aprendizado:

Iniciante
Estruturado para **introduzir** o participante no universo maker, conduzindo de maneira prática e segura seus primeiros passos dentro de um *maker space*.

Intermediário
Desenvolvido para **aprofundar** as habilidades, competências e atitudes dos makers.

Avançado
O foco desse programa é estimular a utilização dos espaço maker de forma **autônoma** e segura, desenvolvendo a criatividade e o espírito empreendedor.

Deste modo o programa se ajusta à idade dos alunos, bem como sua maturidade no campo da construção maker.

Mais informações:

Programa:
As aulas tem duração de 1h40min, sendo 1 aula por semana.
Podem ser 2 dias da semana também. =)
Duração: Anual
Segunda a Sexta-feira:
Turmas de manhã e à tarde, das 8h20 às 18h.*
Sábados:
Turmas de manhã, das 8h às 12h.*

*Entre em contato com a unidade para verificar a disponibilidade de dias e horários de acordo com a faixa etária.

Oficinas Avulsas (MakerFUN)

Descrição:

Para crianças, jovens e adultos, o MakerFUN têm duração de um período de 2h e com um tema específico. Dividimos o grupo por faixa etária e/ou maturidade e colocamos o desafio do dia. Junto com mediadores especializados e com os materiais e ferramentas disponíveis, o time terá todos os recursos disponíveis para fazer o projeto proposto.

Temos também oficinas sazonais em datas comemorativas!

Entre em contato com a unidade mais próxima de você para agendar um horário e venha ser um maker!

Segunda à Sábado: Das 9h às 18h

*Para a reserva de vagas, é necessário a antecipação de 50% do valor total da oficina.

 

Curso Adultos e 60+ makerPLUS

Descrição:

Molduras, jogos americanos, descansos, bandejas, almofadas, luminárias, porta-treco …

Isso é só pra começar! Temos mais várias oficinas, com diferentes graus de dificuldade! Ligue e marque a sua aula!

Entre em contato com a unidade mais próxima de você para agendar um horário e venha ser um maker!

Segunda à Sábado: 9:00 às 18:00hrs

*Para a reserva de vagas, é necessário a antecipação de 50% do valor total da oficina.

Oficina de Férias

Descrição:

O  MundoMaker oferece um programa de férias intenso e enriquecedor no qual o participante passa uma semana em nossa oficina construindo um projeto que une programação, robótica, eletrônica e muita mão na massa. Utilizamos ferramentas tradicionais e digitais (entre elas a impressora 3D e a cortadora a laser), e usamos técnicas de mindfulness e design thinking para explorar o potencial criativo e empreendedor de toda a turma. O resultado tem sido surpreendente para todos nós.

Duração: 1 semana, de segunda a sexta-feira.
Turmas: Junho e Julho / Dezembro e Janeiro
>> Início da próxima turma: 10 de junho de 2019. Aguarde para mais informações.
Períodos:
Manhã: 9:00 às 12:00
Tarde: 14:30 às 17:30

As matrículas para as férias de Dezembro 2018 e Janeiro 2019 já estão abertas. Garanta já sua vaga!

Aula Experimental

Caso você tenha se identificado com a nossa escola ou esteja curioso para descobrir melhor o MundoMaker, agende sua Aula Experimental e venha sentir essa experiência. Duração: 1h40min >> Entraremos em contato com você para confirmar o dia e horário solicitado.

Inscreva-se para uma Aula Experimental