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Empresas

Missão

Oferecer oficinas Maker para apoiar programas de RH, com técnicas úteis para resolução de problemas no âmbito corporativo como fortalecimento de vínculos na equipe, prototipação rápida, e Design Thinking, sempre realizados em ambientes de oficina Maker.

Como funciona

Nossas oficinas voltadas ao mundo corporativo podem ser usadas para trabalhar habilidades como criatividade, empreendedorismo dentro da empresa, trabalho em equipe, inovação, planejamento, resolução de problemas complexos – ou mesmo como uma atividade divertida para fortalecimento do relacionamento dentro de times. Trabalhamos junto com nossos clientes para propor oficinas que melhor atendam às necessidades da empresa. Podemos criar programas customizados, nos quais o produto construído pelos participantes tenha relação com a empresa ou com o objetivo da interação. Nas oficinas MundoMaker Corp oferecemos todos os materiais e ferramentas que serão usados, além de equipamentos sofisticados, como impressora 3D e cortadora laser. E mais importante, teremos sempre nossos mediadores, treinados nas técnicas e metodologias que embasam nossas oficinas e fazem toda a diferença. Entre em contato pelo telefone 11 99549-2005 ou clique aqui para saber mais.

Cases

Clube Athletico Paulistano - 22/04/2017

Utilizamos uma das salas onde eles possuem computadores e jogos eletrônicos para o desenvolvimento de um projeto onde a tecnologia fosse usada de outra forma – A forma Mundo Maker.

O projeto desenvolvido foi o Pinball. Cada criança montou o seu do começo ao fim, com os materiais fornecidos pelo Mundo Maker podendo customizar da forma que achou melhor: com cores, objetos, elementos feitos na cortadora laser e impressora 3D, e no fim cada um levou o seu para casa.

Além disso levamos a impressora 3D onde todas as crianças quiseram ver como funcionava. Virmos a alegria das crianças, e o mais legal foi observar o entusiamos dos pais com uma atividade como essa desenvolvida num sábado a tarde no clube.

 

Chamyto - 22/04/2017

Para Nestlé, fizemos uma ativação da Marca Chamyto utilizando a nova campanha que era “Descubra o lado genial do seu filho” e nada mais perfeito que a parceria Mundo Maker e Chamyto, já que a missão do Mundo Maker é despertar o lado empreendedor e criativo de cada um.

A atividade foi desenvolvida em 6 estações dentro do Shopping Eldorado durante os dias 2,3,4 e 5 (5ª a domingo) de fevereiro de 2017.
Tivemos projetos direcionados a várias faixas de idade (entre 7 a 12 anos).
Dentre os projetos foram desenvolvidos:

  • Parque de Diversões – maquete de parque de diversões com vários “brinquedos” típicos (como roda gigante, chapéu mexicano, elevador, barco viking, carrossel, etc.) com movimentos mecanizados e motorizados.
  • Robule – boneco feito de bule de alumínio (cabeça) e tubos de PVC (corpo), onde os olhos, boca, sobrancelhas e pálpebras são articulados e ele falava com uma placa de arduino ligada ao computador.
  • Corrida Virtual – base de 80cm x 80cm colocada no chão formada de quatro quadrantes com sensores e setas indicativas onde as crianças comandam com os pés os movimentos dos personagens virtuais de uma corrida de obstáculos. Parecido com as famosas “dancing machines” de parques de diversões onde a pessoa comanda pisando em sensores as notas musicais do vídeo.
  • Pinball – é um jogo de mesa formado por uma caixa de madeira rasa e aberta em cima com duas alavancas comandadas por dois manetes laterais. Conforme acionamos as alavancas se mexem empurrando uma bolinha de gude que percorre o tabuleiro e atinge obstáculos.
  • Banda de Rock – bonecos de cerca de 25 cm de altura com articulações nos cotovelos, pescoço e ombros, fixos numa base de madeira em forma de caixa. Dentro desta caixa encontram-se motores com o sistema “biela manivela” que, através de hastes de arame movimentam os braços dos bonecos. (inspirado no trabalho de “mestre Molina”). A idéia é transformar estes bonecos em músicos de uma banda musical, de modo que os movimentos se adequem aos instrumentos escolhidos pelo grupo: guitarra, bateria, saxofone, etc.
  • Instrumentos Musicais – montagem de instrumentos musicais pré-fabricados como guitarra, saxofone, bateria, piano, etc.
  • Geração de Energia/Motor Elétrico – construção de gerador de energia elétrica e motor elétrico utilizando fio de cobre esmaltado, pilha e ímã. Esta montagem é muito simples e mostra a facilidade de compreensão dos conceitos científicos envolvidos.
  • Teatro Robótico – é uma caixa formada apenas pelas arestas com uma estrutura de hastes de madeira com guias, cabos e corrediças, onde pode-se criar movimentos de personagens e objetos pendurados por fios. A ideia é poder comandar os movimentos através do uso de motores e assim poder representar uma cena de teatro escolhida.

Todos os projetos trouxeram dentro de sua dinâmica muita mão na massa, desenvolvimento de habilidades motoras, proporcionaram a experimentação de softwares, dispositivos eletrônicos e programação.

Chamyto - 22/04/2017

Para Nestlé, fizemos uma ativação da Marca Chamyto utilizando a nova campanha que era “Descubra o lado genial do seu filho” e nada mais perfeito que a parceria Mundo Maker e Chamyto, já que a missão do Mundo Maker é despertar o lado empreendedor e criativo de cada um.

A atividade foi desenvolvida em 6 estações dentro do Shopping Eldorado durante os dias 2,3,4 e 5 (5ª a domingo) de fevereiro de 2017.
Tivemos projetos direcionados a várias faixas de idade (entre 7 a 12 anos).
Dentre os projetos foram desenvolvidos:

  • Parque de Diversões – maquete de parque de diversões com vários “brinquedos” típicos (como roda gigante, chapéu mexicano, elevador, barco viking, carrossel, etc.) com movimentos mecanizados e motorizados.
  • Robule – boneco feito de bule de alumínio (cabeça) e tubos de PVC (corpo), onde os olhos, boca, sobrancelhas e pálpebras são articulados e ele falava com uma placa de arduino ligada ao computador.
  • Corrida Virtual – base de 80cm x 80cm colocada no chão formada de quatro quadrantes com sensores e setas indicativas onde as crianças comandam com os pés os movimentos dos personagens virtuais de uma corrida de obstáculos. Parecido com as famosas “dancing machines” de parques de diversões onde a pessoa comanda pisando em sensores as notas musicais do vídeo.
  • Pinball – é um jogo de mesa formado por uma caixa de madeira rasa e aberta em cima com duas alavancas comandadas por dois manetes laterais. Conforme acionamos as alavancas se mexem empurrando uma bolinha de gude que percorre o tabuleiro e atinge obstáculos.
  • Banda de Rock – bonecos de cerca de 25 cm de altura com articulações nos cotovelos, pescoço e ombros, fixos numa base de madeira em forma de caixa. Dentro desta caixa encontram-se motores com o sistema “biela manivela” que, através de hastes de arame movimentam os braços dos bonecos. (inspirado no trabalho de “mestre Molina”). A idéia é transformar estes bonecos em músicos de uma banda musical, de modo que os movimentos se adequem aos instrumentos escolhidos pelo grupo: guitarra, bateria, saxofone, etc.
  • Instrumentos Musicais – montagem de instrumentos musicais pré-fabricados como guitarra, saxofone, bateria, piano, etc.
  • Geração de Energia/Motor Elétrico – construção de gerador de energia elétrica e motor elétrico utilizando fio de cobre esmaltado, pilha e ímã. Esta montagem é muito simples e mostra a facilidade de compreensão dos conceitos científicos envolvidos.
  • Teatro Robótico – é uma caixa formada apenas pelas arestas com uma estrutura de hastes de madeira com guias, cabos e corrediças, onde pode-se criar movimentos de personagens e objetos pendurados por fios. A ideia é poder comandar os movimentos através do uso de motores e assim poder representar uma cena de teatro escolhida.

Todos os projetos trouxeram dentro de sua dinâmica muita mão na massa, desenvolvimento de habilidades motoras, proporcionaram a experimentação de softwares, dispositivos eletrônicos e programação.

Porvir - 9/11/2016

Em breve.

Parte - 08/11/2016

Em breve.

SESC - 08/11/2016

Em breve.

Syntese - 25/04/2016

Quando se pensa em parar um dia de trabalho para treinamento muitas pessoas se desanimam, pois, a lista de pendências só aumenta. Quando a GE nos procurou a ideia era essa: fazer algo diferente, que surpreendesse e superasse expectativas. O MundoMaker se aprofundou em entender a necessidade do cliente e desenvolveu um projeto customizado para ele. Dentro do conceito de desenvolver a cooperação entre os departamentos de uma divisão da empresa, criamos um STABILE – que é um mobile ao contrário.

GE - 25/04/2016

Quando se pensa em parar um dia de trabalho para treinamento muitas pessoas se desanimam pois a lista de pendências só aumenta. Quando a GE nos procurou a ideia era essa: fazer algo diferente, que surpreendesse e superasse expectativas. O MundoMaker se aprofundou em entender a necessidade do cliente e desenvolveu um projeto customizado para ele. Dentro do conceito de desenvolver a  cooperação entre os departamentos de uma divisão da empresa, criamos um STABILE – que é um mobile ao contrário – onde é necessário planejamento, cooperação e resiliência para chegar ao equilíbrio. Os participantes de dividiram  em grupos e cada um criou o seu. Para finalizar fizemos um STABILE bem grande onde foram colocados todos os menores – nesse momento o grupo percebeu a importância de todos os participantes estarem unidos pelo mesmo objetivo, e que só assim conseguiriam atingir o que queriam.

SUHAI - 25/04/2016

Uma empresa de seguros precisa sempre se atualizar e reciclar. Nesse contexto fomos procurados para ajudar o time a ter novas ideias e novos caminhos! Num exercício de criatividade com a utilização de ferramentas de oficina, computadores, motores e placas digitais criamos caminhos para bolinas de aço! A criatividade e a mão na massa foram os  pilares explorados com esse time.

Gracinha - 25/04/2016

 

Sempre que iniciamos nosso trabalho com adultos tentamos entender qual a problemática a ser resolvida. No Gracinha a ideia era de mostrar para os professores como funcionava o movimento maker e quais seriam seus benefícios. Dito isto, fizemos uma pista de bolinhas onde os grupos tinha que fazer um caminho para as bolinhas com obstáculos, roda gigante, sons e luzes: numa demonstração que nem sempre o caminho mais curto é o mais legal… e que o processo de construção pode ser divertido e com muito aprendizado. Esse trabalho explorou habilidades manuais, mostrou como a programação pode estar sempre presente em projetos e ainda apresentou conceitos de design thinking e resolução de problemas.

Tintas MC - 25/04/2016

O MundoMaker realizou uma oficina Mão na Massa com a liderança das empresas Tintas MC e Premium com o objetivo de criar um clima de confraternização depois de um dia intenso de trabalho no qual todos ficaram sabendo que as duas empresas seriam unificadas a partir daquele momento. Junto com uma certa tensão pelo desconhecido veio a descontração com a atividade lúdica do MundoMaker.  O objetivo da atividade era de montar um spinart robótico onde os participantes eram divididos em grupos e tinham uma série de tarefas para executar com o intuito de completar o projeto. Conhecer os materiais (como poliestireno, mdf, seringas, mangueiras de silicone, etc) , usar ferramentas de oficina e trabalhar em equipe são algumas das habilidades exploradas em trabalhos como esse. O resultado foi surpreendente e cada participante ainda levou uma obra de arte pra casa.

Du Pont - 25/04/2016

 

O MundoMaker realizou uma oficina “Mão na Massa” para a confecção de almofadas massageadoras utilizando o TYVEK. A maioria das pessoaspensa que TYVEK serve para pulseiras hospitalares, proteção de casas ou roupas totalmente à prova d’água, mas nós sugerimos um novo olhar para esse material … e a surpresa foi tamanha pois ele ficou super bacana quando for resignificado!

O time dos “makers” foi dividido em  trios que criaram a sua própria almofada: definiram o design, modelaram a espuma, costuraram e decoraram o Tyvek e instalaram a parte elétrica. Depois montaram e testaram o produto final!

Nada como um trabalho mão na massa para estimular o processo criativo, fomentar o trabalho coletivo (peer learning), aperfeiçoar estratégias de processo de trabalho e estimular a versatilidade! MundoMaker: fazer para aprender!

Eventos Anteriores

Workshop Estabile GE - 24/11/2015

 

Quando se pensa em parar um dia de trabalho para treinamento muitas pessoas se desanimam pois a lista de pendências só aumenta. Quando a GE nos procurou a ideia era essa: fazer algo diferente, que surpreendesse e superasse expectativas. O MundoMaker se aprofundou em entender a necessidade do cliente e desenvolveu um projeto customizado para ele. Dentro do conceito de desenvolver a  cooperação entre os departamentos de uma divisão da empresa, criamos um STABILE – que é um mobile ao contrário – onde é necessário planejamento, cooperação e resiliência para chegar ao equilíbrio. Os participantes de dividiram  em grupos e cada um criou o seu. Para finalizar fizemos um STABILE bem grande onde foram colocados todos os menores – nesse momento o grupo percebeu a importância de todos os participantes estarem unidos pelo mesmo objetivo, e que só assim conseguiriam atingir o que queriam.

Workshop Marble Machine Suhai - 05/11/2015

 

Uma empresa de seguros precisa sempre se atualizar e reciclar. Nesse contexto fomos procurados para ajudar o time a ter novas ideias e novos caminhos! Num exercício de criatividade com a utilização de ferramentas de oficina, computadores, motores e placas digitais criamos caminhos para bolinas de aço! A criatividade e a mão na massa foram os  pilares explorados com esse time.

Tintas MC- 26/09/2015

 

O MundoMaker realizou uma oficina Mão na Massa com a liderança das empresas Tintas MC e Premium com o objetivo de criar um clima de confraternização depois de um dia intenso de trabalho no qual todos ficaram sabendo que as duas empresas seriam unificadas a partir daquele momento. Junto com uma certa tensão pelo desconhecido veio a descontração com a atividade lúdica do MundoMaker.  O objetivo da atividade era de montar um spinart robótico onde os participantes eram divididos em grupos e tinham uma série de tarefas para executar com o intuito de completar o projeto. Conhecer os materiais (como poliestireno, mdf, seringas, mangueiras de silicone, etc) , usar ferramentas de oficina e trabalhar em equipe são algumas das habilidades exploradas em trabalhos como esse. O resultado foi surpreendente e cada participante ainda levou uma obra de arte pra casa.