TechLab Box é o programa extracurricular desenvolvido pelo MundoMaker para as escolas.

O MundoMaker foi ousado e desde março foi se adaptando à nova realidade desenvolvendo e aperfeiçoando produtos para o momento atual. Nesse contexto surgiu o TechLab_Box, produto desenvolvido para a escola, com o intuito de oferecer às crianças algo inteligente, criativo e divertido… e o mais importante – que deixe os alunos fora das telas! O TechLab Box faz parte do programa extracurricular para as escolas parceiras do MundoMaker, em que uma caixa é enviada para o aluno com um projeto pensado especialmente para cada faixa etária, e ao longo de um mês o maker constrói, customiza e brinca com o seu projeto, até a chegada da nova caixa no mês seguinte!

Como fazemos

Como uma atividade complementar no contraturno escolar, e cada aluno em sua Casa, as crianças a partir dos 5 anos farão a construção e prototipagem de 1 projeto por mês. Os projetos têm diferentes graus de complexidade e sua construção envolve diversos recursos tecnológicos: robótica, eletrônica e muita mão na massa.

A Escola abre a inscrição para os alunos e informa o MundoMaker a quantidade de alunos inscritos por faixa etária.

O MundoMaker envia as Caixas Inspiramaker para a escola, para cada aluno inscrito e a escola organiza um Drive-Thru no estacionamento para a entrega das caixas aos alunos.

A Caixa Inspiramaker contém os materiais e insumos necessários para a construção dos projetos e livretos com orientações amigáveis de montagem, para aliviar o uso de ferramentas online.

O programa TechLab Box proporciona aos alunos um espaço de construção onde o “fazer” com as próprias mãos é o vetor que desperta o interesse, a investigação,
a reflexão e a aprendizagem.

O contato entre o MundoMaker, a escola e os alunos pode acontecer a qualquer momento, pelos canais de whatsapp e        e-mail, para que possa acompanhado o aprendizado do aluno, por meio do compartilhamento.

Inspirada na metodologia “Creative Learning – 4Ps”, desenvolvida no Media Lab do MIT, o aprendizado se sustenta em quatro pilares: Projeto (“Project”), Pensamento lúdico (“Play’), Paixão (“Passion”) e Aprendizado em Pares (“Peer learning”). Técnicas de Design Thinking e “Agency by Design” também são incorporadas nas estratégias das aulas sempre com o objetivo de desenvolver as habilidades da Educação Integral em seus 3 eixos: socioemocional, individual e técnico (o aluno em relação às outras pessoas; o aluno em relação a si próprio; o aluno em relação às coisas).

Escolas parceiras

Já são 5.000 alunos em mais de 30 escolas espalhadas pelo Brasil utilizando o programa MakerLab – o sistema MundoMaker de aprendizagem.

Conheça a abordagem, os objetivos e todos os cursos oferecidos pelo MundoMaker

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